Labels

domingo, 22 de setembro de 2013

A corda do violão quebrou e agora?

- E agora Carla, o que faço? - Disse meu aluno ao telefone, muito aflito porque a corda do seu violão havia quebrado, foi a primeira vez que ele se deparou com esta situação. 

Bem, não é motivo para pânicos, vamos às instruções  e o que você precisa saber:

Há dois tipos de acordoamentos:  
1. Nylon
2. Aço 

Atenção, há uma regra a ser respeitada! 
Se o violão foi confeccionado para cordas de nylon, não devemos trocar para aço pois mudaria totalmente o timbre e vice-versa, não colocar nylon em violões de aço. 

DICAS IMPORTANTES PARA SE COMPRAR CORDAS: 
- Quanto maior tensão mais grossa é a corda, ganha-se no volume mas a corda fica mais dura para se tocar. 
- Quanto menor a tensão, mais fina é a corda, porém se perde no volume, a vantagem é que fica mais leve para se tocar. 

NUNCA COMPRE CORDAS AVULSAS: Há um erro muito grande e comum, principalmente pelos pais que querem economizar e acabam por prejudicar o desenvolvimento da percepção sonora dos seus filhos, como? Compram a corda avulsa e trocam somente a que estourou, e o pior de tudo, compra uma corda de outra marca e tensão do conjunto instalado. Estas atitudes alteram no timbre do instrumento pois se as outras cordas já foram usadas, a diferença na harmonia fatalmente acontecerá no conjunto sonoro das cordas. As cordas mudam o timbre com o tempo, se colocar uma corda nova em um acordoamento novo, é o mesmo sentido e significado que está escrito no livro sagrado, é colocar "vinho novo em odres velhos", ou no ditado popular, é colocar "remendo novo em pano velho".

MARCAS:
Se você é iniciante, e se o seu violão acústico ou elétrico e as cordas são de nylon, eu aconselho cordas da Gianinni. Essas cordas tem para violão clássico e para MPB. Para quem toca violão para acompanhamento das vozes, o indicado é o acordoamento Gianinni MPB. Também as cordas importadas D'Addario nylon de tensão normal são boas e não são tão caras. O melhor é ter um acordoamento de maior tensão possível, mas que não seja tão grossa pois ficaria dura.

Para violões elétricos de aço, eu aconselho as cordas importadas da D'Addario, mas preste atenção nas tensões e na medida, 0.9 é muito fina, de baixo volume e desafina com mais facilidade, porém é muito mais leve e indicado para quem toca solo.
A medida 0.10 e 0.11 são mais grossas, de maior volume e segura melhor afinação, mas quanto mais grossa, mais dura de tocar, são indicadas para quem toca harmonia, ou seja, acordes e batidas.

CUIDADOS:
- Muito calor e muito frio alteram as cordas e podem arrebentar facilmente.
- Nunca toque com as mãos sujas, oleosas ou suadas.
- Ao limpar as cordas use pano seco e não passe produtos químicos.
- Não deixe seu instrumento encostado em uma parede que tem acesso ao frio e calor, isto pode afetar.
- Não deixe seu instrumento deitado, e não coloque nada em cima dele, no braço e muito menos nas cordas.

 Neste vídeo abaixo, o instrutor ensina como trocar as cordas do violão de cordas de nylon, mas faço aqui uma observação, ao enrolar as cordas nas cravelhas (situada na cabeça), o instrutor deixou uma grande parte da corda para fora, a tarraxa enrolou pouco, e depois usou um alicate para cortar o excesso.

O que faço é um pouco mais trabalhoso mas tem um fundamento. Enrolo na tarraxa a ponta da extremidade da corda, isto é mais demorado, porém se a corda estourar futuramente próximo a boca, há um excesso do tamanho da corda enrolada, o que seria uma garantia para reaproveitar a mesma, sem precisar trocar novamente a corda. Mas atenção, este procedimento é válido somente  para cordas de nylon.




- Como trocar as cordas de um violão com cordas de aço:




Espero que tenham gostado.
Abraço.
 

2 comentários:

  1. Obrigado *-* pela aula me ajudou muito! Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Estava tocando na guitarra do meu tio e a segunda corda arrebentou do nada o.o só sei que ele tem um ciúmes da guitarra e vai me matar :(

    ResponderExcluir